domingo, 1 de novembro de 2015

Termos Contábeis e Culturais - GLOSSÁRIO


VEJA AQUI ALGUNS SIGNIFICADOS DOS TERMOS USADOS PELOS CONTADORES E GESTORES CULTURAIS:

 TERMOS DA CONTABILIDADE

AMORTIZAÇÃO: é a perda de valor de capital aplicado na aquisição de direitos de propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros, com existência ou exercício de duração limitada.

ATIVO: São todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Contas do ativo têm saldos devedores, à exceção das contas retificadoras (como depreciação acumulada e provisões para ajuste ao valor de mercado).

BALANÇO: É um quadro onde é demonstrada a situação econômica/ financeira da empresa na data a que o balanço diz respeito. O balanço é composto por duas partes, que se encontram sempre em equilíbrio.O Ativo é igual ao Passivo mais o Patrimônio Líquido.

BENS: Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidades humanas.

BENS DE CONSUMO: São bens não duráveis ou que são gastos ou consumidos no processo produtivo - depois de consumidos, representam despesas, tais como: combustíveis e lubrificantes, material de escritório, material de limpeza, etc.

BENS DE RENDA: Não destinados aos objetivos da empresa (imóveis destinados à renda ou aluguel). 

BENS FIXOS OU IMOBILIZADOS: Representam os bens duráveis, com vida útil superior a 1 ano, como imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios. 

BENS INTANGÍVEIS: Não possuem existência física, porém, representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos sociais, como marcas e patentes, fórmulas ou processos de fabricação, direitos autorais, autorizações ou concessões, ponto comercial e fundo de comércio.


CAIXA: Dinheiro em caixa e depósitos à vista.

CONTABILIDADE -  é uma ciência que estuda as variações quantitativas e qualitativas ocorridas no Patrimônio das entidades.


CONTABILISTA  profissional formado em Ciências contábeis, em nível superior, ou ainda, o Técnico em Contabilidade com formação em nível médio. Sinônimo de Contador



DESPESAS: São gastos incorridos para, direta ou indiretamente, gerar receitas. As despesas podem diminuir o ativo e/ou aumentar o passivo exigível, mas sempre provocam diminuições na situação líquida.





_______________________________________________________________


TERMOS DO SETOR CULTURAL


CULTURA POPULAR - É conhecida como aquela cultura anônima produzida pelas “pessoas comuns”. Na hierarquia cultural, é considerada vulgar, inferior e simplória. Quase sempre identificada pelo folclore e artesanato.


EMPREENDIMENTOS CULTURAIS – é uma atividade econômica como outra qualquer, ou seja, o lazer é parte de um complexo de produção de bens culturais de grande dinamismo com alta capacidade de geração de empregos.

FOLCLORE - é uma palavra inventada da fusão de outras duas (folk-lore – saber tradicional de um povo). Éimprescindível que se considere o folclore como uma importante dimensão da cultura, principalmente no que tange às tradições e manifestações populares, uma vez que toda manifestação cultural é autêntica em si mesma.






























GESTÃO CULTURAL/GESTOR CULTURAL - profissionais responsáveis pela administração e gestão das instituições realizadoras de produtos culturais. Necessita de conhecimentos diversos sobre como contratar um grupo artístico, produzir um evento ou captar recursos pelas leis de incentivo à cultura, ferramentas importantes para um gestor criativo e empreendedor

 INDÚSTRIA CULTURAL  - é uma estratégia capitalista que visa transformar a arte e também o lazer em objetos de desejos, de prazer e felicidade. Porém, estas sensações serão sempre momentâneas, pois, uma vez saciado um desejo, a própria indústria cultural se encarregará de criar outros, provocando uma frustração permanente nos sujeitos. É por esse motivo que certamente teremos dificuldades em lembrar qual foi a música hit parade do verão passado, ou mesmo quem eram os protagonistas da última telenovela




LEIS DE INCENTIVO À CULTURA - O incentivo fiscal à cultura assume frequentemente a forma de deduções nos impostos devidos por indivíduos (pessoas físicas) ou empresas (pessoas jurídicas), como compensação por gastos efetuados com o apoio a práticas culturais, especialmente as artísticas. Antes de entrarem no caixa do Estado, o poder público abre mão de parte dos impostos que lhe são devidos para o fomento da cultura, medida conhecida como renúncia fiscal.


SUSTENTABILIDADE - advém de sustentar, segurar por baixo, escorar, impedir que caia. É usada com vários outros termos e em sentidos múltiplos. Diz-se que uma instituição ou atividade tem sustentabilidade quando possui meios próprios de se reproduzir e ampliar. 


Ajude-nos acrescentando suas dúvidas.


_______________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário