terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Não se faz gestão cultural com vísceras.

Personagem do momento:
 Thiago Araújo Maia

ENTREVISTA


Thiago Maia é ator profissional, com direito a DRT e tudo mais. Há tempos não pisa nos palcos tendo a máscara de um personagem, pois optou por encenar nos bastidores da arte mineira e se satisfaz com os aplausos de sua atuação. Sua missão agora é ser gerente das ações culturais do Sesi/FIEMG em todo estado de Minas Gerais.  São aproximadamente 5 centros culturais, 8 teatros, 32 escolas de cultura,  diversos grupos artísticos, festivais, além de vários programas pelo estado inteiro permeando sua rotina diária.
Em uma conversa informal e cibernética com Nil César, Thiago deu sua rica contribuição para o nosso blog, sobre o tema “O Contabilista e a Cultura”.
Perceba como suas reflexões são ricas e muito pontuais.
Boa leitura!





A área cultural é também uma área de negócios.

Maia não tem dúvida de que o profissional da contabilidade é fundamental e imprescindível para qualquer área de transação comercial. Em sua opinião, o que falta são os gestores culturais, artistas, proponentes e produtores entenderem que a arte também é uma área de negócio. Ele concorda que os retornos do empreendimento artístico devem, sim, ser medidos por outros parâmetros: pelo retorno institucional, pelo ganho social, pela diminuição da tristeza, pela transformação da realidade, pela diminuição do absenteísmo (faltas e atrasos ao trabalho), pelo aumento da produtividade (seja ela em qualquer área).




“Pode-se dizer que a área cultural precisa ser medida por características distintas das outras formas de negócio? Sim! Pode-se dizer que é um negócio que não dá lucro monetário? Correto! É um negócio que precisa de mecenato, de investimento - seja ele governamental ou privado? Verdade!”



Mas, para ele, quem trabalha com a cultura nunca pode se esquecer de que ela é também uma relação de oferta e de demanda.
Thiago defende também a ideia de que os contabilistas, administradores e as empesas se aproximarão com maior facilidade do setor cultural a partir do momento em que os gestores se conscientizarem de que, para coordenarem as suas ações, é preciso encará-las como se fosse uma carreira que almeja sucesso, como se fosse uma microempresa que quer crescer. A gestão cultural também segue as mesmas regras que qualquer outro empreendimento comercial: requer estratégias, planejamentos, investimentos e gerência financeira.


“Tem que entender que a área cultural e artística é também de negócios. Ela, a gestão, não é uma área de paixões, de visceralidade. Os artistas são viscerais, a cultura e o meio cultural podem ser viscerais. Não se faz gestão com vísceras. Se faz gestão com planilha do Excel e cérebro.”




Para ele os “personagens” que estão no papel do gestor cultural devem entender que as regras e leis já estão estabelecidas e impostas para todos os empreendimentos, inclusive para a arte. É preciso conhecê-las até mesmo quando se quer questioná-las. “O contabilista é peça fundamental para colaborar com o aprofundamento dessas questões. O lugar do contador vai muito além de gerar guias e lançar gastos.”




* Futuramente postaremos mais um pedaço dessa entrevista, que tem muitas dicas importantes para o contabilista que deseja se aproximar da área cultural e para os gestores de cultura que almejam aproximarem-se de contadores sensíveis aos seus projetos.

CONTINUE ACOMPANHANDO NOSSAS NOVIDADES.



ESSAS SÃO ALGUMAS DAS FIGURAS QUE ESTÃO SÓ AGUARDANDO O TERCEIRO SINAL, PARA TAMBÉM PROTAGONIZAREM A CENA AQUI NESSE PALCO:

CLARICE LIBÂNIO - Antropóloga
e gestora da ONG Favela é isso ai!
ALEXANDRE BOSSI - Doutor em Contabilidade e Finanças,
especialista em Gestão Pública, professor universitário
e consultor concursado da ALMG
FERNANDA CARVALHO - atriz do Grupo do Beco,
professora de teatro e estudante de CONTABILISTA pela PUC/MG
ROMULO AVELAR -  Administrador, produtor, gestor cultural e assessor de planejamento do Grupo Galpão e da Casa do Beco


E AINDA TEM MUITO MAIS... AGUARDE! 
__________________________________________________________



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Você já pensou em ser CONTADOR?

CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNA.

Processo seletivo entre 28 de novembro a 01 de dezembro de 2015.


Curso de Ciências Contábeis prepara o aluno para acompanhar os novos desafios da atuação na área, como o planejamento tributário e do sistema de informações gerenciais das organizações, nas atribuições clássicas de aplicação das normas e práticas contábeis exigidas por lei.


O curso tem atuado para a formação de profissionais capacitados a atuar na contabilidade em si (incluindo a tributária), a auditoria e a controladoria.


O mercado de trabalho é amplo e variado. Praticamente todas as empresas têm necessidade de ter sua organização contábil. Escritórios de auditoria, de contabilidade, de consultoria e assessoria contábil, perícia contábil, executivos de empresas públicas e privadas, instituições de ensino, entre outras, são algumas das opções. Além disso, o formado ainda pode exercer a profissão como empresário autônomo, servidor público ou atuar no ensino superior.


Veja o vídeo explicativo acima.


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

EDITAL ABERTO - BrazilFoundation


edital2016_webbanner2


VOCÊ TRABALHA EM PROL DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA?
VEJA ESSA OPORTUNIDADE!



BrazilFoundation investe em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, alinhadas com sua missão de apoiar iniciativas que contribuam para transformar a realidade social do Brasil.

A Fundação está convidando as organizações a apresentarem suas propostas, durante o período de 15 de Outubro a 30 de Novembro de 2015, nas áreas de Educação e Cultura; Saúde; Desenvolvimento Socioeconômico; Direitos Humanos e Participação Cívica e Negócios Sociais.
Neste ciclo de apoio de 2016 a fundação oferece financiamento a organizações da sociedade civil em dois níveis: Investimento Semente (até 30 mil reais) e Aprimoramento de Metodologias (até 50 mil reais).

Inscrição
As inscrições serão feitas ONLINE pelo link:(BASTA CLICAR AQUI)
As organizações deverão preencher o Formulário de Inscrição até o dia 30 de Novembro de 2015.

INFORME-SE NO SITE DA  BRAZILFOUNDATION


_______________________________________________________________



LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA - Lei Rouanet

LEI ROUANET

AMANDA GONÇALVES - dançando no espetáculo "ESTIMA"
da Cia Movimento do Beco
Objetivo - Produção e difusão cultural



Regulador - Ministério da Cultura do Brasil

Quem Incentiva - Pessoa Jurídica e Pessoa Física

Como funciona -Abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 4% do Imposto de Renda devido pela Pessoa Jurídica e 6% pela Pessoa Física.

Ex.: Se uma empresa paga R$ 10 milhões de IR ao governo, poderá destinar, portanto, R$ 400 mil para incentivar e patrocinar um projeto cultural, obtendo as contrapartidas de exposição de um patrocínio normal. Esse valor virá como forma de dedução ou abatimento no IR do ano seguinte.



COMO INCENTIVAR UM PROJETO COM ESTA LEI?


EMPRESAS:

Passo 1 - Podem investir em projetos culturais aprovados pelo MinC - Ministério da Cultura - na Lei Rouanet empresas tributadas em lucro real, deduzindo até 4% do IR devido.

Passo 2 - O investidor deve depositar o valor desejado para o patrocínio na conta bancária do projeto (aberta e supervisionada pelo MinC) até o último dia útil do ano corrente. Após o depósito, a entidade ou pessoa que propôs o projeto irá emitir um recibo e enviar ao patrocinador, sendo que este servirá como comprovante para que a renúncia fiscal se efetue.

Passo 3 - O ressarcimento do patrocínio feito virá no ano seguinte, na forma de restituição ou abatendo do valor do IR a pagar.


 PESSOA FÍSICA:
Passo 1 - Podem investir em projetos culturais aprovados pelo MinC na Lei Rouanet, pessoas físicas contribuintes do Imposto de Renda, deduzindo até 6% do IR devido.

Passo 2 - O investidor deve depositar o valor desejado para o patrocínio na conta bancária do projeto (aberta e supervisionada pelo MinC) até o último dia útil do ano corrente. Após o depósito, a entidade ou pessoa que propôs o projeto irá emitir um recibo e enviar ao patrocinador, sendo que este servirá como comprovante para que a renúncia fiscal se efetue.

Passo 3 - O ressarcimento do patrocínio feito virá no ano seguinte, na forma de restituição ou abatendo do valor do IR a pagar.

Fonte: Quero Incentivar


__________________________________________________________

ESPECIAL - CULTURA DO INCENTIVO (LEI ROUANET) - TV CULTURA

PARA ENTENDER UM POUCO COMO FUNCIONA A LEI ROUANET.

Apesar desse especial ter ido ao ar em 2009, ele dá um esclarecimento pontual na contribuição do entendimento do uso dessa ferramenta de otimização da Cultura Brasileira.


Nos últimos 20 anos a Lei Rouanet norteou o desenvolvimento da Industria cultural Brasileira. 


 Nesses especial "Cultura do Incentivo (Lei Rouanet) muitos esclarecimentos são realizados, principalmente por que o Ministério da Cultura vem propondo mudanças nessa ferramenta de incentivo.


Acompanhe o especial.



A Cultura do incentivo - Lei Rouanet (parte 1)



A Cultura do incentivo - Lei Rouanet (parte 2)


                                          A Cultura do incentivo - Lei Rouanet (parte 3)



                                          A Cultura do incentivo - Lei Rouanet (parte 4)



A Cultura do incentivo - Lei Rouanet (parte 5)



A Cultura do incentivo - Lei Rouanet (parte 6)



O vídeo a seguir é um especial que o SEMPRE UM PAPO realizou em 2012.


UFA!!!! MUITA INFORMAÇÃO, NÉ?
ESPERAMOS QUE TENHA LHE ESCLARECIDO.

_______________________________________________________________





A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO MUNDO (Video)


VOCÊ QUE É CURIOSO, SE INFORMARÁ MUITO COM ESSES 9 MINUTOS DE VIDEO.

Apresentação da história da contabilidade, da sua origem pré-histórica até o desenvolvimento no Brasil




_______________________________________________________________

ITAMARATY ABRE CONCURSO


MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS.


O oficial de chancelaria, cargo que exige formação superior em qualquer curso de graduação, integra uma das carreiras do Serviço Exterior Brasileiro, junto aos assistentes de chancelaria e diplomatas. Ele formula, implementa e executa atos de análise técnica e gestão administrativa necessários ao desenvolvimento da política externa brasileira.

Para concorrer a uma das 60 vagas abertas para o cargo, no novo concurso do Ministério das Relações Exteriores, os concurseiros devem saber que um dos diferenciais da carreira é a possibilidade de o funcionário poder trabalhar tanto no Brasil (em Brasília ou nos escritórios de representação nos estados) quanto nos postos do Itamaraty em países estrangeiros.


Edital 

Quem se interessou pela carreira e tem nível superior de formação pode se inscrever no concurso que oferece 60 vagas, com salário de R$ 7,2 mil. De acordo com o edital, do total de oportunidades, 45 são para ampla concorrência, doze para candidatos negros e três para deficientes.

As provas serão aplicadas em 31 de janeiro de 2016, em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre e Belém. Nos estados sem horário de verão é preciso atenção, já que os exames objetivos serão aplicados das 8h às 12h, e os discursivos das 14h às 18h, segundo o horário da capital federal.

Os 180 primeiros aprovados vão para segunda etapa do concurso, o curso de preparação, que será realizado em Brasília, com duração de 40 horas. Confira mais informações no EDITAL COMPLETO.


As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de 16 de dezembro, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa custa R$ 120. para o concurso.





O QUE ESTÁ ESPERANDO QUE AINDA NÃO SE INSCREVEU?

_______________________________________________________________


CONTABILIDADE EM PARÓDIA


PARA NÃO PARECER DIFÍCIL, UMA PARÓDIA CONTABILISTA




Publicado em 20 de nov de 2013
Música: Show das Poderosas
Artista: Anitta
Autor da Paródia: Alvanei Ramos de Oliveira




_______________________________________________________________


O FAMOSO SENOR ABRAVANEL – TÉCNICO DE CONTABILIDADE


SENOR ABRAVANEL: O VERDADEIRO NOME DE SILVIO SANTOS 

Você sabia que Sílvio Santos (12/12/1930) faz parte do clube dos Contadores?

Filho de imigrantes europeus, Silvio Santos, exemplo de trabalhador incansável, tem uma notável história de um camelô que virou empresário de sucesso.

Aos 20 anos (1950) chegou a se formar como técnico de contabilidade – na  Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti/SP (na época, grau de qualificação alto para um trabalhador). 

Conhece outros contabilistas famosos? Indique-nos!
_______________________________________________________________


A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL (video)


UM CURTO VIDEO EXPLICANDO A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL



É BOM SABER UM POUCO MAIS NÉ?


_______________________________________________________________



NÃO DEIXE A EMPRESA TE TRATAR COMO UM "RODA DENTADA"



ATÉ QUANDO O CONTADOR SERÁ VISTO DESSE JEITO?






_______________________________________________________________


domingo, 22 de novembro de 2015

UTILIDADE PÚBLICA (GERAL)



VAGAS DE EMPREGO?




MUDANÇA DE REGRA NA CONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS?



CAMPANHAS BENEFICENTES E SOCIAIS?



É!...

Aqui serão postadas todas as oportunidades gerais que possam ser de interesse para todos.

Se você acha que tem alguma novidade, algo que poderia ser útil para a sociedade em geral, indique sua sugestão aqui.




MUITOS TALENTOS PODEM APARECER NESSE CANAL!

_______________________________________________________________



ABERTO EDITAL DO BNDES


ABRE EDITAL DE PATROCÍNIO A PROJETOS CULTURAIS.


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está recebendo inscrições para a 1ª seleção de propostas de patrocínio de eventos culturais de 2016. 

Serão aceitas propostas nas áreas de Música e Literatura.


Serão recebidas propostas de patrocínio a eventos culturais nos segmentos de Música e Literatura, e os projetos selecionados nesta etapa devem ter sua realização iniciada entre 1º de março e 31 de agosto de 2016.



São considerados eventos culturais os projetos com duração e local pré-estabelecidos, que contribuam para a difusão e fomento da cultura brasileira, tais como mostras, festivais, feiras, espetáculos, entre outros.



As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de novembro, por meio do site do BNDES.

_______________________________________________________________


Contribua, interaja, participe!



SÍMBOLO DA CONTABILIDADE
OLÁ!
QUE BOM QUE NOS ENCONTROU.

Olha só... este blog propõe-se em ser um espaço de conexão entre o profissional da Contabilidade e as ações ligadas à Gestão Cultural brasileira.

Desafiador né???  Também achamos. 


Mas que bom que vamos contar com sua colaboração. 


Espere! 

Vamos explicar melhor: 

É que o blog  ainda está em um processo de elaboração e maturação, por isso é preciso sua ajuda.


Então... participe vai...


Pense em que tipo de conteúdo você precisa aprofundar a respeito da contabilidade em prol da cultura e vice versa.

Os administradores do blog prometem pesquisar o que você pedir e assim que encontrarem algo bem legal, será postado aqui.


Vai... tá esperando o quê? 


APARECEU ALGUMA IDEIA???


Corre lá,  mande-nos um e-mail antes que você esqueça.


Caneta e papel na mão.  Não tem?
Pode ir pegar, a gente espera! 


Pronto?
Agora anote ai:  contador.e.cultura@gmail.com 

Conferiu direitinho?


Esperamos que suas inquietações daí, se transformem em nossas inquietações daqui.


_______________________________________________________________


PERSONAGEM DO MOMENTO

ENTREVISTAS
Esse espaço será o canal onde o tema principal é dissecar sobre a importância do contabilista no segmento artístico e cultural do Brasil.


Aqui serão postadas entrevistas com as mais diversas personalidades: Contabilistas, contadores de histórias, administradores, cantores, CEO's, produtores culturais, presidentes de empresas, atores, empresários, palhaços, gerentes, antropólogos e muitos outros personagens.





Temos o privilégio de ter, abrindo e abrilhantando essa sessão, o Gerente de Cultura do SESI/FIEMG Thiago Maia. 




Veja sua entrevista no link a seguir:  "Não se faz gestão cultural com víceras" 





Mas também já temos outros personagens se aquecendo, alongando, preparando seu texto e só aguardando a cortina abrir.

ESSAS SÃO ALGUMAS DAS FIGURAS QUE ESTÃO SÓ AGUARDANDO O TERCEIRO SINAL, PARA TAMBÉM PROTAGONIZAREM A CENA AQUI NESSE PALCO:



CLARICE LIBÂNIO - Antropóloga
e gestora da ONG Favela é isso ai!
ALEXANDRE BOSSI - Doutor em Contabilidade e Finanças,
especialista em Gestão Pública, professor universitário
e consultor concursado da ALMG
FERNANDA CARVALHO - atriz do Grupo do Beco,
professora de teatro e estudante de CONTABILISTA pela PUC/MG
ROMULO AVELAR -  Administrador, produtor, gestor cultural e assessor de planejamento do Grupo Galpão e da Casa do Beco


E AINDA TEM MUITO MAIS... AGUARDE!
 



_______________________________________________________________